Contato

Você pode enviar suas ideias, dúvidas, sugestões, dicas, críticas e tudo mais que der na telha para equipe do Cuecas através de email para participe@r7.com

quarta-feira

Como falar de sexo com seu filho

 Mais cedo ou mais tarde, seu filho começará a fazer perguntas sobre sexo. Alguns pais mais modernos acreditam que quando chegar o momento, a discussão sobre o tema será fácil, que tudo será uma questão de começar a falar. Tudo parece muito fácil, mas quando chegar a hora da conversa, a situação pode soar mais complicada. Aliás, essa imagem da conversa sobre sexo também é ultrapassada. O assunto deve ser discutido naturalmente e gradualmente.

Mais cedo (as primeiras curiosidades podem começar aos 18 meses), as perguntas podem se resumir em temas mais genéricos. Como a diferença entre meninos e meninas ou como os bebês são feitos. Nesse caso, jamais tente mentir, mas também não é bom ser explícito. Use vários eufemismos.

Tente sempre lembrar que seu filho pode contar com você, mas não exagere que o efeito pode acabar sendo contrário. "Se tiver algo errado ou alguma dúvida, pode perguntar para mim sempre quiser" é diferente de um interrogatório com "Tem algo errado com você?". 

A liberdade de trocarem de roupa ou tomarem banho juntos até certa fase também pode influenciar no nível das dúvidas. Se houver essa chance, os garotos tendem a questionar mais sobre a função do órgão genital. Em certa etapa (acima dos 10 anos), é possível explicar diretamente.

Fique de olho no comportamento dos amigos do seu filho. Ele tem grandes chances de acabar seguindo o seu grupo. Se perceber algo errado, tente sutilmente o afastar. Também preste atenção no conteúdo da escola. Aulas relacionada a sexo estão incluídas no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio. Esse é o momento mais apropriado caso queira fazer perguntas.

Se pegar no flagra na masturbação, não recrimine. Isso pode acabar fazendo com que a criança ache que tudo ligado ao sexo é errado. Ficar em silêncio e ignorar pode acabar causando expectativa e medo de ser entregue no seu filho, então o melhor a fazer é descontrair e falar da normalidade do ato.

Ao primeiro sinal de uma ficada, fale e dê uma camisinha. Não soa como incentivo ao sexo e ele pode nem usar, mas a prevenção é ideal. Aliás, procure ter amizade com as namoradas.

*Como o blog fala sobre saúde masculina, focamos apenas em dicas de pais para filhos homens. Não se trata de machismo em achar que as filhas mulheres não devem saber, apenas de uma questão cultural.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é realmente muito importante para o Cuecas. Tem alguma ideia? Dica? Sugestão? Crítica? O espaço é todo seu :)

Se você tem alguma dúvida que deve ser respondida pela nossa equipe de especialistas, envie um email para o endereço participe@r7.com